quinta-feira, 11 de setembro de 2008

O sorriso de uma criança


Para mim, nunca houve som igual à gargalhada de uma criança!
Hoje em dia, quando a minha filha ri com o irmão (ninguém consegue soltar-lhe a gargalhada como ele e ele desmancha-se com ela), paro o que estiver a fazer apenas para os ouvir.
É a música mais linda que se pode ouvir.


Ontem, de regresso a casa, reparo que, num carro à minha frente, umas mãos acenavam na janela lateral do banco traseiro. Ao ultrapassá-lo percebo um rapazinho, dos seus 7/8 anos, e devolvo-lhe o aceno com um sorriso. A sua reacção foi automática. Naqueles poucos segundos vejo-o saltar num misto de surpresa, alegria e excitação apontando para mim para informar a família que aquela senhora tinha-lhe dito adeus.
Depois de uma noite mal dormida e um dia complicado no trabalho, aquele pequeno episódio fez-me sentir mais leve. É tão fácil fazer uma criança sorrir!

Não é possível terminar de vez com tamanho sofrimento que alguns seres pouco humanos infligem a crianças, mas eu tenho o sonho de, um dia, trabalhar para ajudar crianças traumatizadas a reaprender a sorrir.
Não consigo imaginar maior compensação que dar a mão àqueles pequenos seres que não pediram para vir a este mundo e parecem estar a ser castigados por tal.

Um dia... quem sabe!


Nenhum comentário: