quarta-feira, 18 de março de 2009

Maus Colegas

.
....................Imagem retirada da Internet

Quem nunca teve um mau colega?

Um colega meu teve, há poucas semanas, uma discussão com o nosso chefe que, a meu ver, tinha mais razão que ele, e desde aí o seu rendimento que já não era alto caiu a pique. Entretanto decidiu meter baixa por 3 semanas e a maior parte de nós pensou que se iria prolongar, mas não, voltou e com o mesmo ritmo dos dias imediatamente anteriores.
Tudo isto poder-me-ia ter passado ao lado não fosse ter começado, há não muito tempo atrás, a aprender o seu trabalho para o poder substituir durante as férias e outras ausências pelo que nessa altura estava ainda muito "verde" e fui apanhada de surpresa com diversas situações que não sabia mesmo fazer mas tudo acabou por se resolver.
Também isto nada teve de transcendente mas houve algo pelo meio que me deixou verdadeiramente irritada: no dia em que ficou de baixa o dito Sr. entrou no nosso local de trabalho sem sequer um "Bom dia" dirigindo-se directamente ao chefe para entregar o documento optando igualmente por me ignorar quando lhe dirigi palavra e saindo sem mais.
Ele pode ter os seus motivos para estar revoltado com a chefia, mas pessoalmente nuca lhe dei qualquer motivo para ser rude e, principalmente como colega que o ia substituir, não esperava tamanha falta de consideração. Agora sou constantemente chamada para o ajudar a concluir tarefas (que quando sozinha não tive qualquer dificuldade em desempenhar sozinha) atrasando assim o meu trabalho e a irritação começou a acumular-se dentro de mim.
Quando decidi fazer O Trabalho sobre isto a minha mente começou por se opôr terminantemente: era como se ao deixar de estar chateada com ele lhe estivesse a dar razão. Ele e a sua atitude estavam certos e eu errada por me sentir assim. Ora isto é algo que o meu ego tem MUITA dificuldade em aceitar.
Mas o facto é que ele fez o que fez porque achou que devia fazer e nada pode mudar essa realidade. Não me compete a mim decidir a forma como ele se deve sentir e agir acima de tudo quando não faço a mínima ideia do que vai pela sua cabeça. Mas posso e DEVO alterar a forma como isso me faz sentir principalmente quando essa sensação é tão negativa. Se entrasse em conflito directo com ele teria mais problemas que vantagens e iria certamente criar um péssimo ambiente de trabalho. Do outro lado tenho a hipótese de fazer o meu trabalho o melhor possível reduzindo ao mínimo indispensável a comunicação entre nós.
E desta forma não foi tão difícil convencer o meu ego que nem tudo passa por estar certa ou errada
E também posso optar por ver nele uma pessoa triste e revoltada que interiormente se deve sentir bastante mal e que não teve provavelmente a intenção de me ofender directamente.
Questionar os meus pensamentos nem sempre começa por ser fácil e simples, mas termina SEMPRE da melhor forma.
É bem mais fácil viver assim!
.

4 comentários:

Paulinha disse...

amiga,

como gostava de ter esta tua capacidade de escrever, já te tinha contado uma história fantástica, tu sabes qual... mas ainda não tirei da minha agenda a te escrever... um dia faço...

Como eu te compreendo!!!! á colegas que deixam uma pessoa de rastos sem ter culpa, levam tudo´à frente como se isso resolve-se os problemas que teem com a vida e os chefes, he!!pa!!! já escrevi muitoooo.

Adoro-te!!! acho que essa atitude de desculpar a parvoice dos outros resulta.

jinhos
paula

Sandra disse...

Olá linda!
:-)
Não é fácil desculpar, mas a verdade é que a única pessoa que está mal se não o fizermos somos nós!
Eles são apenas como são!

Beijocas grandes

brunocaracol disse...

Maninha!que bom ver o teu blog,fico feliz por ver-te sacar as antenas da casca de caracol que trazemos (a mim ainda me custa:)
a questão que pões aqui já muitas vezes me aconteceu também. Acho que é importante,para além de resolver a raiva interior,expressa-la de alguma forma(tranquila,claro). Ja muitas vezes me aconteceu também,por nao ser capaz de perdoar completamente, ver essa tensão fora de contexto,e ainda é pior..Mas pronto, com mais ou menos loiça partida, as coisas acabam por se resolver:)
Um beijão grande,garota!
bruno

Sandra disse...

Mano meu...
É um prazer ver-te aqui!
Sei que se um dia tivermos coragem suficiente havemos de nos sentar a partilhar histórias do nosso passado que embora comum não tenho a mínima dúvida vão parecer de duas pessoas distantes.
Adoro-te e gostava de conhecer a pessoa linda que és sem a enorme carga que trazes sobre os teus ombros.

Um grande beijo da tua irmã e a maior das sortes para a nova vida que estás prestes a iniciar.